"CORAGEM É ESTAR MORRENDO DE MEDO… E SEGUIR EM FRENTE MESMO ASSIM.” John Wayne
*CORAGEM - é fazer o que é preciso fazer. Nada mais, nada menos ...não significa exatamente um ato de bravura mas a atitude de buscar o melhor de cada situação. Fazer o melhor que pudermos, fazer a nossa lição.
*MEDO - "São as vozes na sua cabeça, dizendo para você que as coisas não vão dar certo"
Conta uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Um mágico teve pena dele e o transformou num gato. Mas aí ele ficou com medo do cão. Por isso, o mágico o transformou em uma pantera. Então, ele começou a temer os caçadores. A esta altura o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse: “Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo”.
Eu gosto de proclamar por aí que eu não tenho medo de nada, mas já me disseram que quem diz que não tem medo é porque tem medo de ter medo... essa ideia nunca tinha me ocorrido, mas quando ouvi, logo de cara, passei a considerar como uma provável verdade, muito provável mesmo. Aí já baixando a minha bola pensei que tudo bem, que poderia ser sim uma estratégia de enfrentamento que descobri por aí em algum momento da vida e como deve ter funcionado bem, peguei pra mim. É mais ou menos assim que a gente faz, pegamos as coisas pra gente por aí de um e de outro e nem nos damos conta disso.
Com esse papo que eu não tenho medo de nada, por méritos próprios, já conclui que pra viver é preciso muita coragem... É preciso muita coragem pra viver de acordo com as conflitantes opiniões e expectativas dos outros; é preciso muita coragem pra entregar sua felicidade ao mercado de trabalho, a uma firma, a uma carreira ou não; é preciso muita coragem pra depositar todo seu afeto em um único e exclusiva parceiro romântico; é preciso muita coragem pra decidir colocar no mundo mais um ser humano, mais um, mais outro e cuidar deles por vinte e tantos anos. É preciso muita coragem!
Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode ser monótono. E pra complicar um pouquinho mais ninguém tem o poder de saber o que é melhor para mim, da mesma forma que ninguém pode assumir minhas responsabilidades, em nenhum aspecto. Temos que nos conscientizar de uma vez por todas que, por isso, o caminho pela vida é sempre solitário e único, mesmo que você tenha mãe, pai, marido, filhos, uma família, 500 amigos e também um cachorro fiel! E que por esse motivo, temos que nos posicionar de acordo com nossas verdades interiores, sabendo que qualquer atitude que viermos a tomar, desagradará alguns... encantará muitos... e que a vida seguirá...
Agindo assim, quando um dia olharmos para trás, sentiremos que nenhuma dor ou amor, foi em vão... e nosso coração será tomado pela certeza de que vivemos plenamente... e que fomos felizes por sermos quem somos e por acreditarmos no que trazemos por dentro! E sendo assim não teremos medo nem mesmo da morte, porque naquele exato momento saberemos que nada ficou por fazer, tudo foi realizado, tudo foi dito, tudo foi vivido dentro do espaço de tempo que nos foi dado, estaremos absolutamente em paz por isso.
Portanto, se sua vida está boa: parabéns, ela é apenas resultado da sua coragem. O contrário... também. Com isso, quero dizer, que a vida é flexível a maneira como lidamos com ela. Sempre podemos mudar e ela mudará a sua didática de ensino conosco também. Sempre está em tempo de reconhecer e mudar nossas atitudes, direcionando-as para uma coragem coerente ao verdadeiro propósito que nos faz estarmos vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário