POR QUE A GENTE OBEDECE?
É sempre a mesma história, a gente adora dizer que não fez a coisa que queria porque alguém nos obrigou a fazer uma outra coisa que a gente não queria.
Quando alguém lhe impõe algo, nesse caso, existem duas alternativas:
Ou a pessoa aceita as escolhas que você fez e fica feliz por você, seja do jeito que for;
Ou a pessoa não respeita as suas escolhas e só lhe amará e aceitará se fizer o que ele quer.
Nesse último caso, como o respeito é uma via de mão dupla, como a pessoa não te respeitou você está automaticamente liberado de respeitar a pessoa.
Entendam, quando falo pessoa, não estou falando de pessoa, estou falando de todas as autoridades com as quais temos que lidar vida a fora.
Primeiro pai e mãe, depois vêm professores, chefes, coleguinhas, etc, todas sempre tentando nos impor o mesmo roteiro preestabelecido: temos que ser monogâmicas, heterossexuais, religiosas, fazer universidade, trabalhar, namorar, casar, ter filhos, comprar casa, etc etc.
Muitas vezes, basta uma única discordância para sentirmos todo o peso da reprovação social sobre nós. (Perguntem a qualquer pessoa que siga todo o acima mas que, pasmem!, não tenha filhos, por exemplo, ou não quis casar... e por aí vai.)
Ser uma pessoa adulta é finalmente aprender a impor limites e dizer “não”. É estabelecer, com serenidade e sem rebeldia, que aceitamos interferência externa somente até certo ponto.
Existe muito poder na palavra "não" , acho que essa palavra é uma das mais poderosas e libertadoras que existem. O "não" chega a ser uma frase completa. Um "não" sozinho já se basta.
É facinho desmontar a autoridade com um simples não, porque ela em si pode nos obrigar a muito pouco. A autoridade pode nos punir, mas não pode nos obrigar a ir contra nós mesmas, a abandonar nossos sonhos, a abdicar de nossos princípios. Ela pode até nos matar mas, se recusarmos abaixar a cabeça, é completamente incapaz de nos vencer.
A verdade é que nós só obedecemos porque fomos treinadas desde cedo pra obedecer. Todo nosso sistema escolar, toda a educação que recebemos dos pais, tudo o que todas as autoridades nos dizem, é um longo processo de quebrar nosso espírito para nos tornar mais obedientes e mais dóceis. A mensagem "obedeça as autoridades" é infinitas vezes mais enfatizada do que "ajude as outras pessoas".
Tanto que para a maioria de nós, obedecer é um ato muito mais automatizado do que ajudar.
E sabem o que significa obedecer...obedecer, significa evitar o conflito, agradar e pertencer.
E sabem o que é o pior, mesmo se fizermos tudo direitinho e se nunca desobedecermos nenhuma ordem, ainda assim nosso prêmio será apenas a satisfação de sermos "a melhor escrava".
Os grandes crimes da humanidade, as M(palavrão) absolutamente gigantescas, os genocídios e os fascismos, foram todos cometidos por obediência. As pessoas rebeldes, as pessoas incertas, as pessoas do contra, as pessoas confusas, essas podem até fazer muita besteira, mas não marcham como zumbis em filme de terror.
A Autoridade, e todos os seus representantes, sempre tentarão determinar nossa conduta, mandar em nossa vida, julgar nossas escolhas. Não há nada que possamos fazer para calar suas vozes, não temos como calar o mundo. E como não existe a possibilidade de calarmos o mundo, nossa melhor hipótese possível é fazermos o que manda nossa consciência e que o Mundo fale o que quiser.
Resumindo, o intuito desse texto foi trazer a tona as bolas de ferro mentais e emocionais que arrastamos pela vida: as ideias pré-concebidas, as tradições mal-explicadas, os costumes sem-sentido que automaticamente, sem nenhum critério pessoal, simplesmente tratamos de obedecer.
ROSANE
ROSANE
Nenhum comentário:
Postar um comentário