O SILÊNCIO EMOCIONAL DESTRÓI E CONSOME, ELE SORRI ENQUANTO VOCÊ SOFRE
O maior desafio da saúde mental é fazer com que as pessoas falem – parar com o silêncio. O silêncio é autodestrutivo. O silêncio sorri enquanto você sofre.
Silêncio não é coragem, no que diz respeito à saúde mental. O silêncio nos isola.
A REGRA DE OURO é falar. Expressar mais aquilo que você sente e não se aprisionar tanto nos seus pensamentos pode ser um alivio, cada dia uma vitória. Talvez você tenha associado sua identidade usual com um conjunto de comportamentos pouco aceitáveis e você não tem outros referenciais positivos disponíveis. Se essa identidade não te ensinou a entrar em contato com esses sentimentos e expressá-los de modo saudável, você pode entrar numa terrível sinuca.
Isso não é uma doença, é um obstáculo – e dos mais comuns. Simplesmente porque ninguém nos ensinou diferente – claro, falando em relação aqueles que tem essa dificuldade em expressar aquilo que sente – essa formação usual tóxica nos treina pra sermos controlados, firmes e fortes. Melhor dizendo, treina para *aparentarmos* sermos sempre assim, o que não quer dizer que todo tipo de emoção turbulenta não esteja explodindo em nosso interior, quase como um vulcão.
Muitas pessoas se tornam experts em não demonstrar sentimentos, mesmo quando estão quase explodindo de raiva/tristeza/tensão/medo/dúvida/desânimo.
E de tanto treinar manter essa couraça, essa aparência de controlados, acabam se desconectando dos próprios sentimentos e emoções. Fica até difícil reconhecer o que se quer expressar quando o modo padrão é não expressar, é só "peitar e resolver".
O silêncio destrói e consome. É um grande problema não conseguir "explodir" nunca, apenas acumular mais "pólvora" na bomba.
Então preste atenção, você pode melhorar a vida ao finalmente se permitir conversar sobre as coisas. Passar de um estado em que internaliza tudo, incluindo talvez uma ansiedade social, uma depressão ou um outro sofrimento, ao ponto da total instabilidade, para um estado de maior calma, maior saúde e mais estabilidade. Você pode melhorar dando pequenos passos em direção a uma maior abertura sobre como se sente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário