O DOM MAIS PRECIOSO QUE VOCÊ DOA É O SEU TEMPO, SEU ÂNIMO, SEU INTERESSE E SUA ENERGIA
Em cada fase da vida dos nossos filhos, experimentamos o caos que vem junto. A fase em que exercemos a função de mãe e pai é uma fase da vida em que colocamos à prova tudo o que tínhamos como certeza. Num eterno convite para não nos fixarmos a conceitos, rótulos e convenções.
Partindo da base, se você usa a regra geral de que todas as vontades da criança devem ser atendidas, chances são de que a criança cresça sem entender o que é paciência e prioridades.
Se você usa a regra geral de que nenhuma vontade da criança deve ser atendida, chances são dessa criança crescer frustrada e desconectada emocionalmente.
Melhor é seguir pela maternidade/paternidade, navegando além dos extremos. Investigando nosso próprio mundo para poder ter clareza de qual a ação mais benéfica em cada momento.
Quando entramos nesse mundo (de ser pais), entramos num "mundo totalmente desconhecido" é o que melhor define. É como se a gente abrisse uma porta e descobrisse um universo inteiro que a gente nem suspeitava que existia. Onde vamos errar e acertar constantemente!
Se pudesse deixar apenas um lembrete para os meus filhos seria o de que eles podem se considerar pessoas de sucesso - mesmo que eles não tenham um carro do ano, roupas de marca, namorada modelo, corpo escultural, tatuagem da moda, mansão em condomínio - se estiver usando seu tempo, ânimo, interesse e energia também em beneficio dos outros. Mesmo que isso aconteça tendo um carro do ano, usando roupas de marca, ao lado de um(a) namorada modelo, com corpo escultural, tatuagem da moda e morando numa mansão.
Porque no campo do material, tudo corre. Mas o amor e a vida ainda precisa de tempo para ser cultivado e para acontecer. O aprendizado requer frustração, muitas tentativas e erros. O amadurecimento é fruto de uma capacidade de observação, análise e reflexão que não encontram muitas vezes espaço para acontecer, com a enxurrada de distrações que nos tiram o foco, no entanto se estiverem dispostos, atentos e olharem o quadro de fora, vão perceber que estar vivendo presente (estar presente na vida) faz toda a diferença e que essa é a única oportunidade de nos tornarmos abertos pros detalhes escondidos nos cantinhos da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário