O QUE DIABOS ESTÁ DE ERRADO COMIGO ?
O uso de medicamentos antidepressivos sobe em disparada, a maioria esmagadora das pessoas está insatisfeita. Têm medos, receios e uma série de outros sentimentos que não conseguem explicar, mas aparentemente não podem reclamar, porque a vida é perfeita demais. Está tudo perfeito na vidinha cotidiana e nem por isso está tudo bem. Uma grande parte da população vive esse dilema. Muitos de nós temos nossas necessidades básicas supridas - mesmo que às vezes com um certo esforço - mas ao fim do dia deita em suas camas e sentem uma fisgada, uma pontada aguda e dolorida naquilo que a literatura romântica chamaria de alma.
Todos sabemos que existem milhões de pessoas com problemas bem mais extremos que os meus ou os seus. Se você possui acesso à internet, telefone celular ou computador, você é um privilegiado. Não sei quantos bilhões de pessoas sequer podem acessar internet, quem dirá ter acesso ao mínimo necessário para uma sobrevivência digna.
Eu sei disso, você sabe disso.
Os chamados “problemas de primeiro mundo” são sempre ridicularizados como forma de descreditar a pessoa que sofre. Você não pode ficar deprimido, você é rico. Você não pode se sentir sozinho, tem namorada. Como assim, não consegue estudar? É só sentar a bunda e abrir o livro. Não fez nada hoje, hein, você é muito preguiçoso. Está faltando força de vontade aí, você não quer isso de verdade, né?
Essas e outras frases são extremamente comuns, mas que ao invés de apontar o problema para uma pessoa, simplesmente a faz ficar mais confusa. Como assim, é só sentar e estudar? Eu não consigo! Se era para estar feliz, porque não estou?
O trânsito nos irrita, os 30 segundos a mais que o motorista do ônibus demora pra sair já faz suspirar de raiva. Ao abrir do sinal, já estão buzinando, na expectativa do carro da frente simplesmente desaparecer e abrir caminho. Intervalos minúsculos de tempo se tornaram gatilhos para ficar explodindo.
Você entra no elevador e começa a apertar o botão do andar, e durante os 40 segundos que o elevador vai do térreo ao décimo andar, a pessoa apertou esse botão mais vezes do que eu consigo contar.
Eu, você e todo mundo, sabemos que o elevador não vai mais rápido se você ficar apertando o botão.
Mas a ansiedade é irracional, você faz isso porque não consegue ficar parado, em paz.
Aí vem a pergunta angustiada: o que diabos está errado comigo?
Não sou eu quem vai dar essa resposta. Nem seu namorado ou namorada. Marido ou esposa. Nem sua mãe.
Seria uma pretensão vazia tentar solucionar essa massa de pensamentos que surgem na sua cabeça.
Nessa bagunça emocional que todos nos encontramos, já ajuda muito simplesmente tentar compreender o sofrimento do outro e tentar ajudar clareando as ideias para mostrar que a vida não é perfeita, mas que dá pra sobreviver em paz e harmonia se a gente conseguir se manter consciente de nós mesmos. Não quero ser nenhuma guru, tento apenas somar com vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário