sábado, 18 de abril de 2015

ESSA PRISÃO "OS OUTROS"

O QUE OS OUTROS VÃO PENSAR?


Acho que essa prisão "os outros" é uma das mais difíceis de se libertar, afinal o ser humano é um ser social, que (em geral) depende da convivência (e consequente aprovação) com outros seres para viver bem. E, se aquilo que você for de verdade, sem fingimentos, sem máscaras, sem palavras de gentileza, não atrair ninguém no fim das contas? O que é mais árduo: a solidão ou a prisão "os outros"?
Essa é uma das coisas que mais consome as pessoas na vida, essa amarra ao que os outros vão pensar sobre o que você fala, como você age, o que você é.
Bem, penso que nada pode ser mais libertador do que se livrar dessa ilusão de que existe algo que possamos fazer para sermos amados e desejados por todos.
Se as pessoas se dessem conta de quanto é breve a nossa vida, elas levariam mais a sério a história de procurar o que há lá por dentro  de si ao invés de simplesmente tentar se modelar ao padrão!
A proposta quando falo em prisão é lançar luz sobre "verdades" da nossa sociedade que de tão óbvias ninguém nota, é mostrar que "olha, existem outras maneiras de ser" que não apenas essa a que estamos automaticamente operando e ao qual muitas vezes nos aprisionamos. Se libertar dessa prisão não significa alcançar um nível de iluminação búdico, significa ter escolhas sobre aquilo que nunca te deixaram questionar ou escolher, ou seja significa fazer escolhas conscientes. Uma vez, conscientes dos fatos deixamos de ser prisioneiros e passamos a fazer escolhas verdadeiras (Verdadeiras no sentido de ter consciência). A prisão a que me refiro são condicionamentos impostos que aceitamos sem questionar e acreditamos que escolhemos. 
Então a ideia é sair do modo de funcionamento "agradar a todos para que fiquem próximos" e partir para um modo "agradar a mim sendo eu mesma". Para isso é necessário que você saiba, afinal, quem você é, do que você gosta e quem e o quê você quer atrair. Quando você existe, se entende por gente, compreende a si próprio com mais afinco e assim consegue construir uma estrutura bem mais sólida pra encarar a vida com tudo que há.



Nenhum comentário:

Postar um comentário