domingo, 24 de maio de 2015

A BELEZA DA DERROTA

PERDER NÃO É NECESSARIAMENTE ALGO RUIM



“Vencer é ótimo, mas é na derrota que se cresce”. “Perder ou vencer, o importante é participar”. “O importante é competir”. São clichês repetidos aos quatro ventos, especialmente depois de uma derrota. Todo mundo gosta de ganhar, até no par ou ímpar, mas com o passar dos anos aprendi a reconhecer o valor da derrota.
Mas o que a derrota pode realmente ensinar?
A derrota é um remédio amargo, mas te faz melhorar. A derrota aponta os erros e os detalhes, que uma vitória poderia esconder. Sempre procuramos saber onde perdemos, mas quantas vezes sentamos e refletimos onde ganhamos?
Acho que a derrota ensina a ganhar. Na minha vida de atleta amadora só enfrento adversários maiores e melhores, tão superiores que a vitória seria impensável, e claro perder é uma constante dentro desse contexto. Perco mesmo dando sempre o meu melhor, mas vejo que todos suaram para vencer, a diferença não importa. Você não deixa de ser o perdedor da disputa, mas se você supera seus limites, tenta evoluir a qualidade de sua performance, dá o melhor de si, então há algo a se comemorar.
O esporte ensina muito sobre isso. Quando você está inserido em uma atividade esportiva e se põe a competir, você descobre que competir é uma luta muito mais interna que com o outro. Primeiro você precisa se superar, pra depois quiça superar o outro que é somente uma consequência natural da sua já conquistada superação vencendo ou perdendo. Vendo sob este prisma perder não é necessariamente algo ruim. Eis aí a beleza da derrota!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário