segunda-feira, 27 de julho de 2015

EQUILÍBRIO, LIBERDADE # CORPO LEVE

EIXO CORPO-MENTE



Equilíbrio. Palavra definida como estado dos corpos que atuam em forças iguais e contrárias. Sentido figurado de harmonia. 
Harmonia, mais do que uma palavra solta é o resultado da plena união e relação das realidades que constituem a nossa verdade.
Para quem vive em nossos dias neste país, equilíbrio e harmonia podem não ser palavras tão familiares. Trânsito, poluição, violência. 
Simplesmente sobreviver, nesse contexto, provoca cansaço físico e psicológico. Para alguns, a válvula de escape é brigar, dançar ou gritar, se deprimir, adoecer...
Não pra mim.
Prefiro calçar aquele velho par de tênis batido. E correr. Pela manhã ou pela noite, não importa. Faz bem sentir o coração palpitar, o sangue correr pelas veias, e o que considero o mais importante, limpar a mente. Mas limpar a mente com um bom som. Pois se há um momento da vida que necessita de uma playlist perfeita, é durante a solidão dos passos rápidos desde a partida até a chegada nos meus treininhos de corrida pelas ruas.  
Faço desse hobby a minha rotina.
O ponto positivo das corridas de rua é o lance social. Durante os treinos ou numa prova você conhece pessoas, faz amizades, encontra um e outro. E para quem não é profissional, isso motiva. Mais do que o pódio ou tentar bater a sua meta de tempo, o clima amistoso de uma corrida, das tendas, da conversa entre corredores já vale. No mundo das corridas de rua o companheirismo impera. Qualquer pessoa que calça um tênis para correr entende as dificuldades do companheiro, já que são similares às suas próprias dificuldades.
O desafio não é vencer um oponente, mas obrigar as pernas a continuar. Afinal, a mente e no meu caso  também a boa música comandam o corpo. 
Compartilho desse sentimento de equilíbrio, liberdade e sensação de corpo leve depois de acelerar o coração e encher meu tanque de combustível de ânimo. 
É importante dizer que qualquer atividade de sua escolha terá esse mesmo efeito. Elegi a corrida nesse texto mas também pedalo e nado para diversificar. Todas as atividades que nos propomos a fazer dá no mesmo, na mesma sensação de leveza.
Ter o objetivo de adquirir esse hábito em nossa rotina não representa apenas um objetivo importante; me arrisco a dizer que isto é um meio para a realização de todos os outros objetivos na vida.
É uma questão de começar
Comece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário