segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O MILAGRE DO AGORA

O AGORA, DESAFIO INTERMINÁVEL...

MESMO ENQUANTO ESTIVERMOS SEGUINDO PRA LÁ, JÁ TERÍAMOS CHEGADO... E MESMO QUANDO JÁ ESTIVERMOS CHEGADO LÁ, CONTINUARÍAMOS INDO.

Como dizia o filósofo, a felicidade é a busca eterna de preenchimento impossível, o desejo do que não se tem, conseguir o que se queria e já não o desejar mais e passar a desejar outra coisa. Repetidamente.
É como se tivéssemos de escalar diversas montanhas ao longo da nossa vida inteira. 
O cume de cada uma é sempre o ponto máximo da montanha, e nos desafia! 
Chegar ao cume de cada uma serve apenas para nos mostrar que há outras montanhas maiores. A vitória ao chegar é apenas uma bobeira do passado, diante dos desafios que estão à frente. Sucesso, anseios, os planejamentos que fazemos para as nossas carreiras, para as vidas que queremos levar, várias montanhazinhas que escalamos para nos deparar com mais. Ficar rico antes dos 30 anos? E daí? Comprar o apartamento dos sonhos. E daí?
São metas erradas? Anseios que não devemos ter?
Quem sou eu para apontar algum caminho. Mas a questão não é a do desejo em si, mas o que fazemos com ele e como lidamos quando esse acaba e o próximo vem. O que fazemos com essa sensação do vazio dos desejos anteriores embaixo de novos, o vai e vem sem fim de "deseja e não tem" ou "tem e não deseja mais".
Coisas faltarão. Montanhas maiores estarão à frente. E tá tudo bem.
Talvez um desafio muito maior ainda que chegar a cada cume das nossas maiores montanhas, seja conquistar a capacidade de viver nesse exato dia, nessa exata hora e nesse exato minuto. Ou seja, viver no único momento que existe: o AGORA. Talvez alguns que consigam viver esse presente absoluto percebam que vivê-lo é um desafio interminável. E mesmo enquanto estivermos seguindo para lá, já teríamos chegado ... e mesmo quando já estivermos chegado lá, continuaríamos indo.
Não aspirar o futuro nem lamentar/festejar o passado, perceber e sentir a grandeza e o milagre do agora, já que a nossa mente faz muito barulho: eis o maior de todos os desafios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário