sexta-feira, 6 de março de 2015

AÇÃO MÍNIMA VIÁVEL

“MANTENHA AS COISAS SIMPLES, O COMPLEXO FALHA.”


Resultado de imagem para viavel desenho
Já repararam que quando precisamos mudar alguma coisa em nossas vidas, costumamos mirar alto demais? Adicionamos aos nossos planos camadas de complexidade, na esperança de que toda essa confusa estrutura nos forneça um caminho mais detalhado até nosso objetivo, mas tudo isso só complica. Isso acontece comigo, quando observo uma coleção de instruções muito extensa ou detalhada, desanimo. São muitas peças para juntar, acabo desistindo e não fazendo nada.
É como ir à academia. Você chega lá no primeiro dia e só quer fazer seu exercício. Sua motivação foi suficiente para levar você até lá. Na cabeça, tudo está bem claro. É chegar, treinar e ir embora. 
Aí, um professor recebe a tarefa de mostrar os aparelhos e construir uma ficha de exercícios pra você seguir.
Quando vê, você já está encarando uma longa lista de exercícios, cada um com sua forma particular de execução. As máquinas possuem nomes, é preciso decorar o nome dos músculos, pessoas falam dos suplementos que precisam tomar. Quando vê, a simples vontade de perder a barriguinha se transforma num monstro difícil de interpretar.
Enquanto seu reservatório de motivação está cheio, você segue firme nos primeiros treinos, mas o dia em que acordar meio desmotivado, vai repassar tudo o que tem que fazer, cada exercício, aquecimento, alongamento, pré-treino, pós-treino, gente querendo aparecer, toda a atmosfera que envolve a academia, e quando vê, não sai nem da cama.
Muitas vezes nem renova o próximo mês.
Para alcançarmos mudanças substanciais em nossa vida, precisamos apostar na simplicidade e transformar essa pequena mudança num hábito, onde não precisamos gastar força de vontade para executar. A partir disso sim, podemos começar a entrar em camadas mais complexas. Se você reuni um conjunto de atividades simples e de fácil execução, possui, tecnicamente falando, um grande potencial de sucesso.
Então, sempre que quiser realizar algo, independente de quão complicado seja, faça uma simples pergunta a você mesma: Qual seria a menor ação que posso fazer para iniciar este hábito?
Por exemplo, você acha lindo e tem o sonho de correr uma maratona mas nunca correu na vida? Que tal só colocar o tênis e sair para caminhar? Qual seria um prato interessante, mas não muito trabalhoso? Mudar de carreira mas ainda não tem confiança? Comece um blog sobre o assunto.
Todo grande objetivo pode ser quebrado numa peça muito pequena, que sirva de impulso para alcançar algo maior. Entenda que existe o cenário grande, mas sempre procure a menor coisa que pode fazer para tornar essa transição a mais simples possível.
Então transforme o grande em pequeno, que não amedronte. Assim como o exemplo da academia, no inicio do texto, as coisas tendem a se complicar demais se deixarmos.
Estas são atitudes simples que facilitam a nossa vida e assim conseguimos realizar as atividades de forma cada vez mais eficiente. E você, quais dicas fazem parte do seu canivete suíço de hábitos? Como faz para deixar a vida mais simples?




ROSANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário