APRENDA A FICAR SOZINHA
Se alguém me perguntasse: o que você gostaria de dizer às pessoas hoje?
Eu não sei... Acho que eu gostaria de dizer apenas que as pessoas deveriam aprender a ficar sozinhas, tentar ficar com elas mesmas tanto tempo quanto possível. Isto não significa que deveríamos ser solitários, mas que não deveríamos ficar entediados com nós mesmos, porque as pessoas que se entediam com sua própria companhia me parecem estar em perigo, no que diz respeito à sua auto-estima.
Me parece que grande parte das nossas aflições e ansiedade vem de deixarmos nosso ânimo depender tanto da presença e comportamento das circunstâncias, eventos, pessoas e coisas ao nosso redor – seja o que for: relacionamentos, emprego, família, dinheiro, religião, um e-mail, a festa de sábado, qualquer coisa vale.
É como se tivéssemos sempre algum nível, maior ou menor, de preocupação ou avidez por alguma coisa. Como se estivéssemos sempre nos engajando em relações de rebote com as coisas ao redor, uma após a outra, às voltas com medidas variadas de expectativas diversas, por não suportamos a ausência de estímulos.
E minha aposta é que, se ficamos capazes de estar bem, alegres, relaxados, sozinhos e sem depender tanto de como o mundo e as pessoas se comportam, então mesmo as nossas relações acabam ficando mais espontâneas e saudáveis, menos motivadas por carência e controle...
Era isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário