segunda-feira, 9 de março de 2015

"DOENÇAS SÃO PALAVRAS NÃO DITAS” – Jacques Lacan

O QUE TEM A VER EMOÇÃO COM DOENÇA, SAÚDE, CURA E AFINS?

Desde que comecei a estudar psicologia e a conhecer as ligações entre mente e cérebro, emoções e corpo, uma das coisas que mais me fascinou e fascina até hoje são as ligações entre as doenças e as emoções.
A grande maioria das pessoas acredita que a origem das doenças é apenas física, sendo assim “é só tomar um remédio que passa” ou fazer uma cirurgia, ou algo do tipo. Fiquei encantada ao descobrir que é o ser humano que gera a grande maioria das suas enfermidades. Isso nos trás toda uma responsabilidade de volta, pois da mesma forma que somos os geradores podemos ser os curadores de nós mesmos. Isso não é nenhuma novidade para os orientais que desde milênios divulgam essas ideias, basta ver a medicina indiana, chinesa, entre outras.
Diferente de quando se acredita que a origem da doença está apenas no vírus que é um agente externo, ou na célula que começou a se degenerar até virar um câncer. 
Pode ser que você esteja estanhando essas minhas primeiras afirmações, eu também estranhei no início, pois aprendemos a pensar de outra forma. O próprio sistema não tem interesse que seja divulgado essas informações uma vez que se lucra muito com remédios e novas patentes dia após dias. Existe hoje uma indústria onde ficar doente é bastante lucrativo.
É importante ressaltar que na maioria dos casos o remédio não cura. Remédio alivia, remédio trata o efeito, mas não a causa. Um exemplo, pessoa com dor de cabeça, toma um remédio e passa a dor, o remédio vai agir no efeito (a dor) e não na causa que pode ter sua origem em dezenas de fatores, desde uma noite mal dormida até um tumor em desenvolvimento dentro do cérebro, por isso que digo que o comprimido não vai curar a causa e sim agir no efeito.
Que fique bem claro que não estou incentivando ninguém a parar de tomar remédio, pelo contrário, são importantes e necessários se prescritos por um médico. O que quero deixar claro com este texto é que nossas doenças não possuem uma origem apenas física.
O ramo da ciência que estuda este fenômeno é a psicossomática. Quando falamos em uma doença é interessante que se olhe ela como um todo, algo bem complexo. É necessário ao analisar sua origem levar em conta fatores ambientais, fatores hereditários (genética), estilo de vida da pessoa, exposição a fatores de risco e emoções (um dos fatores mais importantes e dos mais esquecidos). 
Toda doença tem também um fundo emocional e como esta é minha área darei atenção especial a este aspecto.
É muito importante que se trate também a causa emocional da doença, caso contrário ela irá aparecer toda vez que for ativada, já que o correspondente emocional não foi resolvido. Algo, certamente, temos a aprender com ela, pois estaremos a desvendar o que estamos fazendo, sentindo, para facilitar que a doença se instale em nosso corpo.  Parece fácil? Mas não é, é preciso força e coragem para olhar para dentro.
Seja qual doença você tiver se pergunte o que ela está lhe dizendo e o que está querendo te ensinar. 
Sua saúde está em suas mãos. Tomar remédios e fazer cirurgia é importante, o mais difícil é olhar para dentro, lidar com “nossos monstros” interiores e transformá-los!
Suas emoções interferem totalmente em sua saúde, pense nisso!


*LEIA TAMBÉM




Nenhum comentário:

Postar um comentário